São José dos Campos Diário - Conteúdo interativo de notícias, vídeos, esportes, lazer, blogs e jornalismo
09 de julho de 2015 10:13

7 razões por que você deve ter um plano de negócios

Por Papo Empresarial

sergio nigro banner sombra

plano de negocio

O plano de negócios é uma ferramenta para o próprio empreendedor e funciona como um roteiro das coisas a fazer, um mapa para chegar ao objetivo desejado, com uma lista de todos os acidentes de percurso, os desvios e os atalhos, além das pessoas e dos recursos que podem servir de guia no caminho.

Para relembrar o sentido original do plano de negócios, segue sete bons argumentos para um empreendedor nem chegar a cogitar deixar o plano de negócios de lado.

– Escrever um plano de negócios permite que o empreendedor imagine com mais clareza o que está tentando fazer e como espera conquistá-lo.
É uma ferramenta para explicar melhor a idéia a outras pessoas.

– Ao pesquisar o mercado e tirar um tempo para escrever seu plano de negócios, o empreendedor vai conhecer detalhes da indústria na qual está entrando, suas peculiaridades, o perfil do consumidor, os concorrentes e os fornecedores.

– Um bom plano de negócios reuni todas as informações em único documento.
Receita, projeção de custos, metas de crescimento e plano de ação.
Com esses elementos listados, torna-se mais fácil para o empreendedor acompanhar o desenvolvimento do negócio sem esquecer o longo prazo.

– Muitas idéias parecem geniais, mas quando colocadas no papel para a definição do modelo de negócio, mostram-se insustentáveis e o empreendedor tem mais chances de entender como obter a receita e fazer a empresa progredir.

– Escrever o plano de negócios é uma forma de assegurar que todos os envolvidos no projeto compartilhem as mesmas visões e os objetivos.
Ele deve funcionar como uma linha mestra, sinalizando como todos devem trabalhar para desenvolver a empresa. Se o time não concorda com um plano escrito num papel, terá outros conflitos à medida que a empresa crescer.

– Um plano permite que o empreendedor articule a sua visão dos negócios às estratégias de como chegar lá.
O exercício de montar esse documento força o empreendedor a pensar em estratégias de longo prazo que depois de escrever todas as questões e desenhar o cronograma, terá uma ferramenta para acompanhar o progresso.

– O plano de negócio é a plataforma para mostrar o que a empresa faz ou não.
Ao percorrer esse caminho, o empreendedor será capaz listar suas diferenças em relação aos competidores e como montará suas estratégias. É uma forma de refletir sobre o próprio negócio e ter informações precisas para repassar a investidores, empregados e consumidores de forma geral.

sérgio_nigro

Papo EmpresarialSergio Nigro Sergio Nigro é paulistano, empresário, 
engenheiro mecanico naval, administrador de empresas e jornalista.

Contato: colunistasergio@hotmail.com

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*