São José dos Campos Diário - Conteúdo interativo de notícias, vídeos, esportes, lazer, blogs e jornalismo
23 de julho de 2014 07:26

Mini Shoppings formam empreendedores e desenvolvem bairros

Papo Empresarial com Sergio Nigro,

Por Redação

g e

As Galerias do Empreendedor são centros comerciais que fomentam o empreendedorismo social nos aglomerados urbanos mais distantes do centro da cidade e o objetivo é desenvolver novas centralidades e promover cidadania às comunidades locais.

O programa Galeria do Empreendedor desenvolvido pela Prefeitura de São José Campos, está contribuindo para formação de microempresários e ajudando a transformar as localidades onde foram implantados os centros de comércio e de serviços, facilitando a vida dos moradores e criando oportunidades de trabalho e renda.

Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (SDECT) e executado pelo CECOMPI, o programa visa desenvolver as regiões mais distantes do centro e qualificar empreendedores locais.

Até agora, o programa capacitou cerca de 100 pessoas, sendo que 39 foram escolhidos para receber os espaços e desenvolver seus negócios.

O programa é importante para o desenvolvimento econômico e social da cidade, e agrega conhecimento técnico e treinamento empresarial e o mais importante é que leva para regiões afastadas muitas oportunidades de crescimento pessoal, empresarial e de exploração de negócios necessários à qualidade de vida e bem estar social do município.

Cada unidade tem dez espaços para lojas, ocupados pelos vencedores do processo seletivo realizado pelo CECOMPI e hoje, o prazo máximo de permanência dos lojistas é de 30 meses e o objetivo desta rotatividade é formar o maior número possível de empreendedores, favorecendo a alternância e diversificação de negócios, além da inserção no mercado de trabalho.

Os empreendedores contam com a consultoria do Sebrae, que avalia com cada um deles questões básicas de gestão, como fluxo de caixa, marketing e finanças, e emite sugestões de melhoria para seus negócios.

Uma vantagem é o custo reduzido do aluguel do espaço, atualmente de R$ 300 por mês e os principais benefícios são a segurança do local, proporcionada pela Prefeitura, e os cursos oferecidos pelo Sebrae.

Para fazer um passeio virtual pelas duas primeiras galerias, acesse o site www.cecompi.org.br/tour_virtual_galerias/

Hoje existem três galerias em São José dos Campos: Shopping Campo dos Alemães, Mini Shopping Castelli e Shopping Mariana 2 que se encontram nos seguintes endereços:
Mini Shopping Campo dos Alemães, Av.Adonias da Silva, 660, Campo dos Alemães,
Mini Shopping Castelli, Rua João Rodolfo Castelli, 1661, Putim,
Mini Shopping Mariana 2, Rua Mariana Andrade, 92, Jardim Mariana 2

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*