São José dos Campos Diário - Conteúdo interativo de notícias, vídeos, esportes, lazer, blogs e jornalismo
10 de agosto de 2014 01:32

Jacareí, Projeto Ópera Caipira até 1º de setembro

Apoiado pela CCR NovaDutra, projeto expõe o cotidiano e a vida caipira dos tropeiros no Museu de Antropologia do Vale do Paraíba (MAV).

Por Redação Silvia Helena

opera caipira jacarei
Após dois anos e meio de pesquisas e estudos, o projeto Ópera Caipira de Jacareí (SP), apoiado pela CCR NovaDutra, iniciou terça-feira (5/8) a exposição “A vida caipira e as manifestações que marcam as relações e acontecimentos sociais”. A mostra ficará aberta para visitação até 1º de setembro, no Museu de Antropologia do Vale do Paraíba (MAV), localizado na Rua 15 de novembro, 143 – Centro. De terça a sexta, exposição está aberta das 9h às 16h30. Aos sábados, domingos e feriados, das 11h às 17h.

Por meio de fotos, sons, elementos de pesquisas, cenários, figurinos e bonecões, a mostra retrata o cotidiano e a rotina dos tropeiros e da cultura caipira do Vale do Paraíba. Desde novembro de 2011, integrantes do grupo vivenciaram e compartilharam diversas experiências, que contribuíram para a sensibilização, motivação e construção do projeto.

Entre as diversas experiências, eles puderam compartilhar vivências musicais, artísticas e lugares onde essas manifestações se mantêm vivas. Para finalizar o conteúdo de todo o material, foi realizada, em 2013, a Expedição Caipira, por meio da qual o grupo resgatou a história das cidades da trilha dos tropeiros, em contato direto com as folias como forma de aprofundar e descobrir o momento caipira que vive em cada um de nós, em nossos atos cotidianos.

O Projeto de Intervenção Artística “Ópera Caipira” tem o apoio da CCR NovaDutra por meio de Lei de Incentivo Fiscal à Cultura, da Prefeitura de Jacareí.

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*