São José dos Campos Diário - Conteúdo interativo de notícias, vídeos, esportes, lazer, blogs e jornalismo
26 de março de 2016 09:27

Atletas amadores precisam de cuidados

É sempre importante um acompanhamento médico

Por Redação Silvia Helena

featured-image-517

Para quem se preocupa com a “barriguinha” que eleva o ponteiro da balança a um peso indesejável, o jeito é optar por uma vida menos sedentária. Não precisa ser atleta para correr, nadar, pedalar, jogar tênis, vôlei e futebol. Entretanto, para quem se arrisca em praticar esportes sem acompanhamento médico ou de um profissional da área, corre sérios riscos de saúde.

As complicações da prática esportiva sem a ajuda de um professor de educação física variam de um simples estiramento muscular até um colapso cardíaco. Lesões e dores estão, muitas vezes, ligadas ao exagero físico. Grandes doses de atividades comprometem tendões, articulações e a estrutura muscular, transformando a saúde em frustração e desânimo.

Mas, o que se percebe na maioria das academias é o descuidado dos alunos. De acordo com o cardiologista Willian Haddad, as pessoas desconhecem o próprio limite do corpo.

“Dependendo da idade e atual condição física, o coração pode sofrer sérios riscos, inclusive de infarto”, alerta. “Muitas pessoas iniciam um esporte sem procurar auxílio médico. É imprescindível que a pessoa consulte um cardiologista e um ortopedista para evitar danos futuros à saúde”, aconselha Haddad.

Alongamento e aquecimento antes e depois de uma atividade é procedimento fundamental. Além disso, os calçados devem ser estáveis e absorver impactos. O ideal é fazer exercícios em superfícies macias e planas, evitando asfalto e concreto.

Uma alimentação balanceada também não pode ser esquecida. Os alimentos são essenciais para dar suporte às atividades. É aconselhável evitar comidas gordurosas, açúcar branco e excesso de sal.

Em compensação, deve-se aumentar a ingestão de proteínas e nutrientes líquidos, como sucos de frutas cítricas. Seguindo estas dicas, o potencial do corpo pode ser mais aproveitado.

__________________
Bem vinda! Bem vindo!
Email: sjcdiario@gmail.com
WhatsApp: 12-98152-0288
G+:  google.com/+SãoJosédosCamposDiario
Baixe agora o App Brasil Diário|SJCampos para seu celular!:iPhone, Android, Windows Phone e Firefox OS!
http://app.vc/sjcdiario

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*