São José dos Campos Diário - Conteúdo interativo de notícias, vídeos, esportes, lazer, blogs e jornalismo
11 de agosto de 2014 21:06

Centro de Estudos da Natureza da Univap

Vários projetos são desenvolvidos e estão abertos à visitação

Por Redação Silvia Helena

tucano

São José dos Campos – Universidades, Escolas e grupos que desejarem conhecer o CEN – Centro de Estudos da Natureza da Univap podem fazer o agendamento através do email cen@univap.br ou no telefone (12) 3947.1019 com Caio ou Edivana.

Instalado dentro do Campus Urbanova da Universidade, o CEN é composto do Criadouro Conservacionista, borboletário, serpentário e o viveiro de plantas medicinais e congrega vários profissionais que estudam a fauna e a flora, principalmente da região Valeparaibana.

Além disso, o CEN também é o local onde os alunos do curso de ciências biológicas, sob orientação de professores, podem observar o comportamento de diversos tipos de plantas e animais e realizar diversas pesquisas, enriquecendo a sua formação através de experiências práticas.

Aberto à visitação pública, através de agendamento prévio, o espaço propicia aos visitantes um importante trabalho de educação ambiental, num minimuseu pedagógico de zoologia e botânica. 

Borboletário – Além de ter como objetivo principal a preservação de borboletas, no local é feito um trabalho educacional junto às escolas públicas e privadas com alunos do ensino infantil, fundamental e médio. 

Serpentário – Criado em 1998 com o objetivo de estudar as serpentes da região do Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo, o serpentário conta com instalações onde serpentes de várias espécies são tratadas e criadas em caixas, terrários e solários.

 Viveiro de Plantas Medicinais – No viveiro são cultivados diversas espécies de plantas que conhecidamente tem propriedades terapêuticas. Aqui, os alunos poderão conhecer algumas destas espécies e para que são utilizadas.

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*