São José dos Campos Diário - Conteúdo interativo de notícias, vídeos, esportes, lazer, blogs e jornalismo
11 de agosto de 2014 21:17

Faculdade da Terceira Idade

Univap criou Faculdade Gratuita em 1991

Por Redação Silvia Helena

3ª idade

São José dos Campos – A Univap realizou nesta segunda-feira (11),  a Aula Inaugural do 2º semestre da Faculdade da Terceira Idade, com a palestra “Direitos Humanos”, do Secretário de Desenvolvimento Social de São José dos Campos, e uma Aula Show “Mazzaropi e Elpídio, o sucesso de uma história”, com o Grupo Paranga.

A Faculdade da Terceira Idade na Univap foi criada em 1991 e atualmente tem cerca de 400 alunos na Unidade Centro da Universidade, além de cerca de 100 alunos nos polos de Caçapava e Campos do Jordão (Projeto Maturidade), oferecendo gratuitamente cursos para pessoas a partir de 45 anos.

A Faculdade tem três módulos, sendo o primeiro o CEAC – Curso de Extensão e Atualidade Cultural, o segundo o CEATI – Centro de Estudos Avançados para Terceira Idade, com duração de seis meses cada um e que tem disciplinas como história, direito e cidadania, psicologia, gerontologia e consumo consciente. O terceiro módulo traz oficinas opcionais como coral, dança, pintura em tela, terapia ocupacional entre outras.

Segundo a Profa Débora Guedes, assistente social coordenadora da Faculdade, o principal objetivo da Faculdade é a atualização cultural. “Eles vem aqui aprender, mas acabam nos ensinando muito. É muito gratificante trabalhar com este público”, diz ela. 

Aula Show – Esta Aula-Show sobre dois ícones da cultura valeparaibana e nacional trouxe um repertório de canções de Elpídio dos Santos que fizeram parte das trilhas dos filmes de Amácio Mazzaropi.

O Grupo Paranga, referência em música popular do Vale do Paraíba, surgiu na década de 70, em São Luiz do Paraitinga e tem vários discos como “Chora Viola, Canta Coração”, “Em nome do pai, do filho de Elpídio dos Santos”, entre outros. Em 2009, o grupo gravou um DVD em homenagem ao centenário de Elpídio dos Santos, com os convidados Renato Teixeira, Zeca Baleiro, Zé Geraldo e Fafá de Belém.

No evento, além das músicas, houve um bate papo liderado por Negão dos Santos (filho do compositor) e Renata Marques, contextualizando as obras conforme foram apresentadas, por meio de fotos, vídeos e gravações de depoimentos de pessoas que conviveram com o artista. 

SERVIÇO:

Faculdade da Terceira Idade

·         Interessados podem entrar em contato para informações no telefone (12) 3928.9850, no período da tarde.

 

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*