São José dos Campos Diário - Conteúdo interativo de notícias, vídeos, esportes, lazer, blogs e jornalismo
15 de abril de 2016 06:55

Como prevenir a disfunção da articulação

Quatro dicas para prevenir a disfunção da articulação temporomandibular – ATM

Por Redação Silvia Helena
Disfunção da articulação / fotos: reprodução
Disfunção da articulação / fotos: reprodução

*Luciana Hipólito de Sousa Coêlho

A articulação temporomandibular (ATM) é a estrutura que conecta a mandíbula aos ossos temporais do crânio, são duas ATM a qual uma se localiza do lado direito e a outra do esquerdo. A disfunção ou desordem dessa articulação pode ocorrer por diversos motivos. Isso é comum por ela ser uma das articulações mais utilizadas de todo o corpo, ela abre e fecha aproximadamente 1500 a 2000 vezes ao dia, durante os movimentos de falar, mastigar, deglutir, bocejar e ressonar.

Essa articulação é bicondilar, na qual os côndilos, localizados nos dois extremos da mandíbula funcionam simultaneamente. As superfícies articulares são recobertas por um tecido conjuntivo fibroso denso, avascular, que possui um número variável de células cartilaginosas, é também chamada de articulação fibrocartilaginosa, ela se localizaanteriormente ao ouvido externo, é uma articulação entre o processo condilar da mandíbula e a aminência articular do crânio(FISIOINFORMA, 2013).

A desordem promove um quadro álgico de longa duração que aumenta ao usar a articulação, além disso o paciente apresenta ruídos,estalidos, mudança na maneira como os dentes superiores e inferiores se encaixam e limitação de movimento da ATM. Isso ocorre por que ela acomete os músculos da mastigação, a articulação temporomandibular (ATM) e as estruturas relacionadas, alterando a realização de funções essenciais como mastigar alimentos e falar adequadamente.

As disfunções da ATM enquadram-se em três categorias principais(FISIOINFORMA, 2013):

2

  • Dor miofascial, a mais comum disfunção da ATM, envolve dor ou desconforto nos músculos que controlam a função da articulação.
  • Desarranjo interno da articulação, que pode envolver um deslocamento do disco cartilaginoso intra-articular, deslocamento da mandíbula, ou lesões do côndilo mandibular.
  • Artrite, refere-se a um grupo de doenças degenerativas/inflamatórias que pode afetar a articulação temporomandibular.

O tratamento pode ser feito com: orientações na mastigação; uso de eletroterapia e termoterapia, evitar o uso excessivo da articulação; massoterapia com técnicas de relaxamento e alongamento; uso de medicamentos; aparelhos bucais como talas para promover a estabilidade e melhora da mordida entre outros benefícios além de outros tratamentos os quais muitos são realizados pela ortodontia.

A fisioterapia trabalha com diversos recursos termoterapêuticos, eletroterapêuticos, crioterapêuticos, massoterapia, entre outros. Mas quero deixar para meus leitores quatro exercícios preventivos dessa disfunção que podem ser realizados diariamente, eles são: flexão de cervical, extensão de cervical, lateralização (flexão/extensão) de cervical, rotação lateral de cervical, elevação dos ombros em movimentos rotacionais. Chamo a atenção que os mesmo exercícios também são utilizados no tratamento da disfunção de ATM e que sua frequência e os demais tratamentos de reabilitação devem ser prescritos após avaliação fisioterapêutica.

3 (2)

luciana hipolitoLuciana Hipólito de Sousa Coêlho  é graduada em Fisioterapia com Especialidade em Fisioterapia em Terapia Intensiva -UTI em Fortaleza pela Inspirar com atualização em cardiorespiratório e capacitação em fisioterapia funcional neurológica (estimulação precoce e neuro-infantil) e capacitação em fisioterapia em terapia intensiva e cárdio-respiratória neonatal, infantil, e adulto em Fortaleza. Contatos: (86)98812-5950 / (86)99986-9101

 

__________________
Bem vinda! Bem vindo!
Email: sjcdiario@gmail.com
WhatsApp: 12-98152-0288
G+:  google.com/+SãoJosédosCamposDiario
Baixe agora o App Brasil Diário|SJCampos para seu celular!:iPhone, Android, Windows Phone e Firefox OS!
http://app.vc/sjcdiario

Os comentários para este conteúdo estão encerrados.