São José dos Campos Diário - Conteúdo interativo de notícias, vídeos, esportes, lazer, blogs e jornalismo
20 de agosto de 2014 12:16

A Estância Turística de Salesópolis

Por Redação Silvia Helena
Anuncie conosco (12) 3207 0174 ou email: paulo.silva@sjcdiario.com 

salesopolis pref

A Estância Turística de Salesópolis é o berço do lendário e histórico Rio Tietê. Localiza-se a 96 km da Capital, na Serra do Mar, a leste da cidade de São Paulo. Tem clima ameno (18°C) e muita tranquilidade, pois preserva as características de cidade do interior. Seu território é abrangido pela Lei de Proteção aos Mananciais. Seu povo é hospitaleiro e muito religioso.

A Festa de São José, padroeiro da cidade, e a Festa do Divino são dois grandes eventos que atraem o povo da região para cultuar as tradições e apreciar a culinária local. Data de Aniversário: 28 de Fevereiro Latitude Sul: 23° 33’ Longitude: W Gr 45° 50’ Sub região leste da região Metropolitana da Grande São Paulo Municípios Limítrofes: Sul: São Sebastião, Bertioga, Caraguatatuba Leste: Paraibuna Norte: Santa Branca e Guararema Oeste: Biritiba Mirim

Distância de São Paulo (Capital): 96 km Altitude: Média 850m – Mínima 740m e Máxima 1. l00m na Pedra Rajada Temperatura Média: 18°C População: aproximadamente 18.000 habitantes Base Territorial: 427km2 Como chegar Principais Acessos: Rodovia Profº Alfredo Rolim de Moura (SP88); Estrada Salesópolis/Santa Branca/Jacareí (SP77) e Rodovia dos Tamoios (Ligando ao Litoral).

Salesopolis Ig Mtz
Igreja Matriz de São José

Localizada na área central de Salesópolis, é a arquitetura mais vultuosa que de qualquer ponto da cidade se avista. É o marco principal da religiosidade do seu povo. Em estilo eclético, com predominância para o neoclássico, possui internamente colunas greco-romanas, arcos plenos, balaústres, naves central e lateral, sua pintura lembra clássicos afrescos. Local ideal para estudo de arte e arquitetura. Localização: Praça Padre João Menendes, Centro [Telefone: (11) 4696-1196]

salesopolis barragem
Barragem da Ponte Nova

 

Calendário Cultural e Artístico de Salesópolis 2014: CLIQUE AQUI!

 

Histórico Oficial

 

A doação de sesmarias em 1.700 pelo donatário Marquês de Cascais entre os rios Anhembi (Tietê) e Paraitinga possibilitou a exploração dessas terras (Cartas de Terras de Sesmarias 21/01/1700 publicadas  nas páginas 31 a 33-34 a 36-vol.II Sesmarias – publicação oficial do arquivo do Estado de São Paulo).

 

São José do Paraitinga, hoje “Salesópolis”, tem sua origem histórica ligada ao Município de Mogi das Cruzes pelo processo de expansão do povoamento a partir de São Paulo de Piratininga, através da doação de terras e a ocupação com o cultivo de roças de lavoura, criação, lavras e construção de ranchos.(Bruno Ernani Silva- Esboço da História do Povoamento em São Paulo – SP- Terra e Povo – 1967-Ed.Globo- págs. 7 e 8)

Salesopolis vista
Salesópolis: Vista Panorâmica

No cruzamento desses caminhos Antonio Martins de Macedo se estabeleceu com sua família, construiu casa de comércio e outras residências, formando um pequeno povoado, nele se edificando templo religioso dando-se-lhe o nome de Capela de São José do Paraitinga, em referência ao afluente do rio Tietê. Para essa pequena povoação vieram alguns dos habitantes que haviam se fixado no povoado de Nossa Senhora da Ajuda e pessoas originárias da Vila de Jacareí, com a intenção de realizar comércio de produtos, tais como: sal, fumo, açúcar, rapadura, entre outros.

 

Em 25 de outubro de l83l o povoado recebeu o nome de Capela Curada de São José do Paraitinga pertencente à vila de Mogi das Cruzes passando a ter um padre fixo no povoado.

 

Em 1836 o Distrito de São José do Paraitinga pertencente à Mogi das Cruzes já tinha 05 quarteirões e era bastante povoado, pois Mogi das Cruzes possuía apenas 12 quarteirões. (História de Mogi das Cruzes – Isaac Grinberg).

 

A carta de “Itinerários das principais estradas da província de São Paulo” elaborada por Daniel Muller em 1837 já trazia traçado o caminho que colocava Mogi em contato com São Sebastião através da Capela Curada de São José do Paraitinga.

 

Anuncie conosco (12) 3207 0174 ou email: paulo.silva@sjcdiario.com 

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*

Pingback: BRASIL DIÁRIO NO VALE DO PARAIBA – SP | São José dos Campos Diário