São José dos Campos Diário - Conteúdo interativo de notícias, vídeos, esportes, lazer, blogs e jornalismo
20 de agosto de 2014 14:00

Bananal

Estância Turística do Estado de São Paulo

Por Redação Silvia Helena
Anuncie conosco (12) 3207 0174 ou email: paulo.silva@sjcdiario.com 

VP bananal

Fundada em 1783, Bananal teve seu apogeu em torno do séc XIX, com a produção de café. Grandes fazendas e palacetes urbanos são ainda o testemunho desse período.

Fazem 50 anos, Bananal iniciou novo ciclo produtivo, voltado para o artesanato, com destaque os trabalhos em croche de barbante, a produção de cachaça e doces artesanais sendo que o governo estadual de São Paulo, classificou a cidade de Bananal como Estância Turítica.

Em 1985 o Conselho de Patrimônio Histórico e Cultural do Estado de São Paulo, CONDEPHAAT, promoveu o tombamento do núcleo urbano da cidade por seu valor histórico e arquitetônico.

Várias sedes de fazendas históricas se adequaram para atender a demanda de visitação e hospedagem.

Galeria de Fotos

1
2
3
Bananal
Bananal
Bananal
Bananal
Bananal
Bananal

Situada no sopé da Serra da Bocaína, Bananal possue exuberante patrimônio natural, com cachoeiras, rios, matas, fauna e flora preservados. Trilhas e passeios, dependendo do fôlego, poderão leva-lo a conhecer um pouco da mata Atlântica, de trechos da antiga estrada de ouro e também a aproveitar um banho gelado de rio e cachoeira.

Área: 618,7 KM
População: 10,233
Clima: Tropical
Localização: Extremo leste do estado de São Paulo
Topografia: Montonhosa
Ponto mais elevado: 1900M
Hidrografia: rios Bananal, Paca Grande, do Braço, do Turvo, Pirapitinga, Manso, Vermelho, Carioca, Prata e Bocaina.

Acesso: acesso pelas Rod. Br 116 (Km 273), Rod. SP 64 – Rod Sp 68 – Rod. SP 247 com distâncias São Paulo 330 Km, Rio de Janeiro – 153 Km, Barra Mansa – 25Km.

Fazendas

Diversas fazendas abertas a visitação, são exemplo da arquitetura colonial em estilo Neo Clássico. Afrescos, móveis antigos, objetos de uso pessoal das sinhás e antigos utensílios de cozinha podem ser apreciados.

Estação Ferroviária

Inaugurada em 1889, a estação de Bananal é um prédio de excepcional interesse como construção metálica, sendo o único no gênero na América Latina. Importada da Bélgica é toda formada por placas pré moldadas

Solar Aguiar Valim

Construção do século XIX, de caráter monumental apresenta estilo neoclássico e pinturas murais de Villaronga.

Artesanato

Representado pelo tradicional crochê, que fora introduzido no barbante cru por D. Laurinha desde a década de 70, é encontrado nas diversas lojas da cidade

Igreja Matriz

Belíssima construção em taipa de pilão, em estilo colonial, tem como padroeiro Senhor Bom Jesus do Livramento. Possui em seu interior rico acervo

Cachoeira do Bracuí

Possui cinco saltos de aproximadamente 150m de extensão. Cai pela serra do mar; deste ponto se pode ver a Baia da Ribeira em Angra dos Reis ou seja, a outra vertente da Serra.

Estação Ecológica

Integrada à rede de Unidade de conservação está situada numa região em que a altitude varia de 1200 a 1900 metros é um centro de pesquisa que recebe grupos de alunos e cientistas em busca de novos conhecimentos. Possui espécies ameaçadas de extinção e raras bromélias.

Para visitação é obrigatório o agendamento.
Email: ec.bananal@fflorestal.sp.gov.br
07h às 11h – 12 às 16 (todos os dias)

Alambiques

Nossos Alambiques oferecem degustação e noções de todo o processo de transformação da cana-de-açucar em cachaça, rapadura e açúcar mascavo.

Prefeitura Municipal de Bananal
Estância Turística do Estado de São Paulo

Praça Dona Domicia, 185, centro
12850-000 Bananal SP
(12) 3116-9020
email: gabpmb@hotmail.com

Anuncie conosco (12) 3207 0174 ou email: paulo.silva@sjcdiario.com 

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*

Pingback: BRASIL DIÁRIO NO VALE DO PARAIBA – SP | São José dos Campos Diário