São José dos Campos Diário - Conteúdo interativo de notícias, vídeos, esportes, lazer, blogs e jornalismo
17 de junho de 2014 08:45

Cruzeiro – Cidade Menina

Por Redação Silvia Helena

Cruzeiro vista

Cruzeiro apresenta uma população de 77.070 habitantes(1), PIB per capita de 11.985,17 localizado a 220Km de São Paulo, 120Km de São José dos Campos e 213Km do Rio de Janeiro, na mesorregião do Vale do Paraíba, no cone leste paulista.

O município possui uma área de 304,572 km², tendo seu foco econômico voltado para a área do comércio e da indústria metalúrgica.

A localização geográfica do município é de certa forma privilegiada, dado que num raio de 200 km localizam-se cerca de 40 milhões de pessoas e grande parte do PIB brasileiro.

cruzeiro municipio

Pontos turísticos
Museu Major Novaes: O imóvel também conhecido como “Sol das Novas” – Fazenda Boa Vista foi construído em 1855, e é considerado o núcleo inicial do município, vinculado a história da cidade. O acervo do museu conta com móveis coloniais, cristaleiras procedentes da Itália e documentos históricos, como cartas trocadas com a Família Imperial. Sua majestade D. Pedro II tinha um grande prestígio ao seu compadre, o Major Novaes. O museu foi tombado como monumento histórico por decreto do Governo Estadual em 14 de fevereiro de 2013.´

Igreja Matriz da Imaculada Conceição: Cartão postral de Cruzeiro, localizada no coração da cidade, a igreja de arquitetura de estilo neoclássico teve suas obras iniciadas em 1830. Recentemente passou por uma restauração e a tradicional pintura azul da igreja foi substituída por bege. Restauração da Igreja Matriz, passando da tradicional cor azul para a cor bege.

Igreja Santa Cecília: Construção concluída em dezembro de 1896.

Capitólio, Teatro Municipal: Construído em 1929, possui espaço para exposições e uma excelente acústica. Já foi palco de shows de artistas nacionais importantes.

Bosque Municipal: Parque municipal com 28.869 m², possui uma vista, pista de bicicross, parque infantil, pista de cooper, e um lago com pedalinhos.

Escola Arnolfo Azevedo: Escola tradicional do município localizada numa praça no Centro da cidade. Ainda é possível ver as inscrições na fachada indicando a divisão de meninos e meninas na escola.

Belvedere Santo Cruzeiro: Praça urbanizada de onde é possível ter uma vista geral da cidade, emoldurada pela Serra da Mantiqueira. Localizada no perímetro urbano no bairro do Jardim América mas precisamente na praça João XXIII.O monumento homenageia as santas missões realizadas na cidade.

Belvedere “A Santa”: Local de vista exuberante para usuários da SP-52, própria para descanso, lanches e beber água em fonte natural. A vista deste local é aproximadamente de 1.800 metros de altitude. Denomina-se “A Santa” devido à imagem de Nossa Senhora Aparecida, instalada sobre um altar. Localiza-se na Serra da Mantiqueira, e assim denominada APA; distante de 21 km da sede de Cruzeiro, no sentido Cruzeiro/SP – Passa Quatro / MG. É, também, nesse local, a 200 metros, que encontramos o famoso túnel ferroviário, palco da revolução Constitucionalista de 1.932. O túnel tem 1 km, onde há entrada do lado de São Paulo e termina no lado de Minas Gerais.

Pico do Itaguaré: Um dos pontos culminantes do estado, localizado na Serra da Mantiqueira, com acesso pela SP 52. Possui 2.308 metros de altitude e do seu topo é possível avistar todo o Vale do Paraíba. Não é explorado turisticamente, sendo utilizado somente por aqueles que praticam montanhismo.

Pico dos Marins: Possui 2.422 metros de altitude, de onde é possível visualizar parte do Sul de Minas e do Vale do Paraíba. Local excelente para prática de montanhismo, com via de acesso por Piquete.

Pico do Focinho do Cão: Local de beleza natural, que corre sobre rochas, possuindo uma caverna perfurada pelo próprio riacho que segue por baixo de um morro a cerca de 500 metros, voltando a ser remanso novamente. É utilizado turisticamente pelos cruzeirenses. Existe na Área, local para camping rústico, pic-nic e estacionamento.

Cachoeira do Cantagalo: Trecho do rio Brejetuba tem uma nascente com piscinas naturais, Área para camping, campo de futebol, restaurante e estacionamento. Localiza-se próximo ao Bairro do Brejetuba, com bar, restaurante, campo de futebol, várias fazendas agro-pecuárias e casas de campo. Chega-se ao local pela entrada de acesso para Passa Quatro, retornando por Passa Vinte a esquerda, utilizando Vicinal.

Reino Encantado: Localiza-se na Serra da Mantiqueira, na Estranha Cruzeiro/Pinheiros, encontrando o local de beleza natural, com um pequeno regato que corre por sobre rochas vulcânicas, onde surge uma caverna perfurada pelo próprio riacho, com 500 metros, voltando a ser regato novamente à luz do sol. Possui uma Área para camping rústico, pic-nic e estacionamento.

Estação Ferroviária: Antiga estação ferroviária, construída em 1884, antes mesmo da fundação da cidade. Hoje o prédio principal não é mais usado, mas o pátio de manobras ainda é de usado pela MRS Logística. O prédio principal é de responsabilidade da prefeitura municipal, a qual está desenvolvendo projetos para reforma e utilização. Mas atualmente o prédio histórico encontra-se em péssimo estado de conservação.

Mundo Novo – Cachoeira do Curiaco

Toca das Andorinhas

Trilha da Revolução

Administração
Prefeita : Ana Karin Dias de Almeida Andrade (2009/2016)
Vice-prefeito: Rafic Zake Simão
Presidente da câmara: Thales Gabriel Fonseca (2013/2016)

fonte: cruzeiro.sp.gov.br/

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*