São José dos Campos Diário - Conteúdo interativo de notícias, vídeos, esportes, lazer, blogs e jornalismo
08 de agosto de 2014 00:05

Custo da construção paulista aumenta 0,59% em julho

Na variação de 12 meses, índice registra elevação de 6,32%

Por Redação Silvia Helena

custo constr civil 1

CUB (Custo Unitário Básico) da construção civil do Estado de São Paulo, calculado sobre as obras não incluídas na desoneração da folha de pagamentos, registrou alta de 0,59% em julho, sobre junho. Calculado pelo SindusCon-SP e pela FGV (Fundação Getulio Vargas), o CUB é o índice oficial que reflete a variação dos custos das construtoras para a utilização nos reajustes dos contratos de obras.

Em julho, os custos com mão de obra subiram 0,62% em relação ao mês anterior; os custos com materiais de construção apresentaram elevação de 0,58% e os salários dos engenheiros mantiveram-se inalterados. A média ponderada entre os três itens resultou na variação de 0,59% do CUB representativo da construção paulista (RN-8), que em julho ficou em R$ 1.161,99 por metro quadrado.

No acumulado de 2014, o CUB paulista acumula alta de 5,68%. Em 12 meses, o indicador apresenta avanço de 6,32%.

Quanto às obras incluídas na desoneração da folha de pagamentos, o CUB aumentou 0,58% no mês, elevando-se para R$ 1.080,79 por metro quadrado. Os custos com mão de obra subiram 0,62% e os custos com materiais de construção apresentaram alta de 0,58%, enquanto os salários dos engenheiros permaneceram estáveis. No acumulado de 2014, o índice aumentou 5,54%.

Em julho, 26 dos 27 insumos da construção pesquisados tiveram variações de custos acima do IGP-M do mês, que registrou deflação de 0,61%. Entre os que tiveram os maiores reajustes no mês, estão:

custo constr civil

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*