São José dos Campos Diário - Conteúdo interativo de notícias, vídeos, esportes, lazer, blogs e jornalismo
20 de agosto de 2014 01:10

SP: Sobe valor da arrecadação com turismo

Cresce também a movimentação nos aeroportos e o número de atendimentos nas CITs

Por Redação Silvia Helena

turismo sp

Quase um mês após o término da Copa do Mundo, os números do turismo no primeiro semestre revelam que o megaevento teve grande impacto na capital paulista, que recebeu 541.779 turistas no período. Segundo dados do Observatório do Turismo, núcleo de estudos e pesquisas da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos), o Imposto Sobre Serviços (ISS) do Grupo 13, que abrange atividades relacionadas diretamente ao turismo, teve aumento de 7,6% em relação ao mesmo período em 2013, acima dos 3,6% de crescimento total de ISS no município. No total, R$ 1,8 bilhão de receita foi gerada com gastos de turistas para São Paulo.

Já nas Centrais de Informação Turística (CITs), a variação alcançou a marca de 194,5% mais pessoas atendidas, incluindo os visitantes estrangeiros, brasileiros e moradores da capital.

Nos três terminais rodoviários da cidade – Tietê, Barra Funda e Jabaquara –, houve crescimento médio de 5% no desembarque de passageiros no 1º semestre deste ano, totalizando 8,3 milhões de pessoas. Além disso, a movimentação de passageiros nos aeroportos também foi maior nos três grandes equipamentos da região, com aumento de 8,7% em Congonhas (São Paulo), 15,3% em Cumbica (Guarulhos) e 11% em Viracopos (Campinas), o que representa uma circulação de 5.135.953 de passageiros.

Nos hotéis paulistanos, a taxa de ocupação foi de 65% durante o evento, e apesar da leve oscilação de 2 pontos percentuais para menos na taxa de ocupação do primeiro semestre de 2014, comparado ao do ano passado, o preço da diária média praticada este ano foi 7,1% superior ao mesmo período de 2013.

“Avançamos muito na estruturação do turismo, com treinamentos, novas placas de sinalização pela cidade e novas centrais de informação ao turista. Porém, o maior legado do mundial foi a promoção internacional recorde que São Paulo teve, com turistas do mundo todo querendo voltar”, comemora o presidente do SPTuris, Wilson Poit.

Os comentários para este conteúdo estão encerrados.